top of page

                     

 

                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                   Quadros tratados por Dr Geraldo Possendoro - Especialista em Ansiedade

 

                                                             CRM 65641 - RQE 15313

 

  . Pânico: São pessoas que começam a ter CRISES DE ANSIEDADE, APARENTEMENTE, ESPONTÂNEAS, como se estas , subitamente, "viessem do nada". O tratamento, com Dr Geraldo, envolve a realização de um "Programa de Gerenciamento de Ansiedade" focado no controle das crises de ansiedade e na identificação de "gatilhos", que desencadeiam as crises. Há muitos pacientes que podem ser tratados sem a necessidade de medicação. Em alguns casos isto será necessário.

 

   . Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC: Há vários tipos de TOC, que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo. A maioria dos paciente têm um de 03 tipos, às vêzes 02 deles ou mesmo os três tipos, simultaneamente.

 

   Um destes tipos são de pacientes com RITUAIS DE LIMPEZA / DESCONTAMINAÇÃO EXCESSIVOS, que as pessoas e familiares costumam chamar de "manias". Evidentemente, como vivemos em uma situação de Pandemia, neste momento (2020), os cuidados para evitar a contaminação têm mesmo, que ser constantes.

 

   Outro  tipo de TOC é o de pacientes com RITUAIS DE CHECAGEM EXCESSIVOS, o que envolve, por exemplo, checar se portas, janelas, estão fechadas, exageradamente, além de muitos outros tipos de checagens excessivas e em geral sem utilidade prática. 

 

   Um terceiro tipo, bem frequente, são de pacientes com RITUAIS DE SIMETRIA E/OU ORGANIZAÇÃO EXCESSIVA, o que envolve, por exemplo, arrumarem e organizarem tudo, de forma excessiva e em geral inútil, monopolizando a vida do paciente e diminuindo muito sua qualidade de vida.  

 

    Há MUITOS OUTROS TIPOS DE TOC ! Todos envolvem RITUAIS, atos que são exagerados, repetitivos e em geral de pouca ou nenhuma utilidade E QUE TÊM A FUNÇÃO DE DIMINUIR A ANSIEDADE DO PACIENTE, EM GERAL, POR MINUTOS. A maioria dos pacientes não têm consciência disto. 

 

   Dr Geraldo trata o TOC com Estratégias de Medicina Comportamental. Estas estratégias são aquelas com mais publicações de resultados, nos últimos 30 anos. A combinação de um medicamento, dependendo do caso, pode ser necessária. 

 

   . Fobias Específicas: São pessoas que têm CRISES DE ANSIEDADE QUANDO TÊM QUE VIVENCIAR CERTAS SITUAÇÕES tais como: estar na presença de certos animais (incluindo insetos), em tempestades, em tempestades com muitos raios, em locais altos, em situações nas quais veêm sangue ou precisam tomar injeção (ou mesmo terem que colher sangue, para realizarem exames), em locais fechados ou em viagens de avião. Há outros tipos de Fobias Específicas, mas estes são tipos mais comuns.

 

    Pacientes com estes quadros podem se curar sem a necessidade de medicamentos, exclusivamente com Técnicas de Medicina Comportamental, com publicações, de mais de 30 anos, que atestam este fato. Poucos pacientes necessitam, nestes quadros, da associação de um medicamento 

 

    . Fobias Sociais: São pessoas que têm CRISES DE ANSIEDADE QUANDO TÊM QUE VIVENCIAR CERTAS SITUAÇÕES nas quais elas POSSAM ENTRAR EM EVIDÊNCIA OU SE TORNAREM O FOCO DA ATENÇAO DE OUTRAS PESSOAS,  seja na vida social, familiar e/ou profissional.  

 

    Dr Geraldo, nestes casos utiliza - além das Técnicas de Medicina Comportamental -  Terapia Cognitivo Comportamental associada a Terapia Focada na Emoção. Os resultados são, em geral, muito bons. Pode haver a necessidade de se associar um medicamento, dependendo de cada caso. Este tipo de problema pode ser, altamente, limitante para a vida social destes pacientes. Daí a necesidade de se buscar tratamento.

 

   . Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG: São as pessoas MAIS ANSIOSAS DO PLANETA, por conta de "seu modo de ser". Estas pessoas geram, constantemente, muitos "E se ...", em seu cotidiano, desnecessariamente, ou seja: "e se ocorrer isto ... e se ocorrer aquilo" e assim por diante.

 

     A estas expectativas, permanentes, de que algo ruim vai acontecer CHAMAMOS "CATASTROFISMO". São pessoas que sofrem muito, de forma, totalmente, desnecessária. Daí a necessidade de se buscar tratamento. Dr Geraldo, nestes casos utiliza - além das Técnicas de Medicina Comportamental - Terapia Cognitivo Comportamental associada a Terapia Focada na Emoção. Os resultados são, em geral, muito bons, sendo que pode ser necessário o uso de um medicamento, dependendo do paciente.

 

    . Transtorno de Estresse Pós-trauma - TEPT: São pessoas que após terem passado por um TRAUMA EMOCIONAL - sendo que os sintomas podem começar meses ou anos após o trauma - começam a REVIVENCIAR O TRAUMA EM PESADELOS OU ACORDADAS, COM INTENSAS CRISES DE ANSIEDADE. Além disso, estas pessoas tendem a se tornarem, em seu cotidiano, menos expressivas, em suas emoções, nas relações interpessoais. O trauma emocional COSTUMA TER SIDO GRAVE, mas às vêzes - dependendo da personalidade da pessoa - um trauma considerado como "leve", pela sociedade, pode ter tido um impacto muito intenso - "para aquela pessoa" - gerando TEPT.

 

   

      Fase de Exaustão do Stress: Ansiedade, Depressão e outros sintomas em pacientes em Fase de Exaustão do Stress

 

  O Stress Emocional não é um sintoma, como, por exemplo, uma dor de cabeça e também não é uma doença, como, por exemplo, uma enxaqueca / dor de cabeça. 

 

  O STRESS É UM PROCESSO DE ANSIEDADE CRÔNICA E PERSISTENTE, que de meses a anos pode levar ao surgimento de muitos sintomas e até mesmo contribuir para o surgimento de doenças. Desde INFECÇÕES e/ou ALERGIAS mais frequentes até INSÔNIA e/ou SINTOMAS DEPRESSIVOS passando por alterações GASTROINTESTINAIS, como Cólon Irritável, por exemplo, até dificuldades sexuais ou mesmo o DIFÍCIL CONTROLE de Doenças como Hipertensão Arterial, Diabetes tipo II ou mesmo Doenças Auto-imunes.

 

  São MAIS DE UMA CENTENA os sintomas que podem surgir em pessoas que se encontram em FASE DE EXAUSTÃO DO STRESS. Até mesmo o agravamento e/ou o surgimento de patologias orificiais, como Insuficiência Hemorroidária, Abcessos / Fissuras Anais podem estar correlacionados com o PROCESSO DE STRESS.

 

  Isto decorre de Desregulagens em Nível da Produção de certas Substâncias, em nosso organismo (hormônios, neurotransmissores, citocinas, interleucinas, radicais livres, sistemas antoxidantes, etc), além de Desregulagens em Nível de Sistema Nervoso Autônomo (que regula, automaticamente, todos os nossos orgãos) do Sistema Límbico (que representa, neuralmente, nosso Funcionamento Emocional) e do Sistema Imunológico, (que nos defende das INFECÇÕES, por bactérias, vírus e fungos, além de participar do processo de regulação das ALERGIAS)  

 

  Estas desregulagens são, principalmente: a Disautonomia,  as Infra-regulações (Dow-regulations) ou Supra-regulações (Up-regulations) de regiões límbicas, que mantém o PROCESSO DE STRESS e aumentam a chance de COMPORTAMENTOS DE RISCO, para a saúde, como aumento da ingestão calórica, abuso e dependência de álcool, nicotina, maconha e de outras drogas, além de outras "compulsões".    

 

 Os Programas de Gerenciamento de Ansiedade, embasados em Técnicas de Medicina Comportamental e de Terapia Focada na Emoção, utilizados por Dr Geraldo Possendoro, aliadas, se necessário, ao uso de um medicamento e em certos casos, a extensão destes programas de Gerenciameto de Ansiedade para uma Psicoterapia trazem um imenso alívio às pessoas que se encontram neste na FASE DE EXAUSTÃO DO STRESS, na medida em que, em geral, as retira do PROCESSO DE STRESS.

 

  . Compulsão Alimentar por Ansiedade: São muitas as Formas de Alívio Breve - de minutos há horas - da Ansiedade, dos Transtornos de Ansiedade e do Processo de Stress. Em Medicina Comportamental elas são chamadas de Compulsões (sem relação com o TOC, leia acima). Comer em Excesso é a Compulsão mais utilizada para reduzir a Ansiedade / Stress e a Medicina Comportamental têm técnicas e (se necessário) medicações para auxiliar o paciente a controlar este comportamento.

  . Dependência de Nicotina - Tabagismo: São muitas as Formas de Alívio Breve - de minutos há horas - da Ansiedade, dos Transtornos de Ansiedade e do Processo de Stress. Em Medicina Comportamental elas são chamadas de Compulsões (sem relação com o TOC, leia acima). Dependência de Nicotina é uma Compulsão muito utilizada para reduzir a Ansiedade / Stress e a Medicina Comportamental têm técnicas e Medicações para auxiliar o paciente a controlar este comportamento.

  . Dependência de Álcool: São muitas as Formas de Alívio Breve - de minutos há horas - da Ansiedade, dos Transtornos de Ansiedade e do Processo de Stress. Em Medicina Comportamental elas são chamadas de Compulsões (sem relação com o TOC, leia acima). Dependência de Álcool é uma Compulsão muito utilizada para reduzir a Ansiedade / Stress e a Medicina Comportamental têm técnicas e Medicações para auxiliar o paciente a controlar este comportamento.

. Dependência de Cannabis - Maconha: São muitas as Formas de Alívio Breve - de minutos há horas - da Ansiedade, dos Transtornos de Ansiedade e do Processo de Stress. Em Medicina Comportamental elas são chamadas de Compulsões (sem relação com o TOC, leia acima). Dependência de Cannabis é uma Compulsão AMPLAMENTE utilizada para reduzir a Ansiedade / Stress e a Medicina Comportamental têm técnicas e Medicações para auxiliar o paciente a controlar este comportamento.

A Dependência de Cannabis tornou-se epidêmica, no mundo, há muitos anos, pois - tragicamente - certos preparados de Cannabis trazem um Alívio breve da Ansiedade / Stress, fator decisivo para que vá se estabelecendo a dependência.

 

Há muita desinformação a respeito e muitas "pseudoautoridades científicas" - por não exercerem atividade clínica -  alegam, na mídia, que "temos maconha no cérebro", "que maconha faz bem", "que maconha é medicinal" ou que "maconha não vicia e nem mesmo é droga". Isto é Falso !

 

Em situações, altamente, específicas o Canabidiol - um dos muitos princípios ativos da Cannabis - pode ser usado para tratar casos de convulsão em crianças. Há outras pesquisas em curso sobre o potencial medicinal DE CERTOS PRINCÍPIOS ATIVOS da  Cannabis, mas fumar Cannabis, não é  Medicinal, sendo - contrariamente - comprovadamente Nocivo !  

 

Além disso, infelizmente, o uso da Maconha vêm se tornando, "culturalmente sancionado" - como é o caso do álcool - a sociedade, em vários de seus segmentos, passou a considerar "normal" utilizar a maconha. Isto torna muito difícil o manejo do paciente, pois em certas situações um dos pais, mais raramente, ambos consideram normal o uso.  

 

A maconha desencadeia Surto Psicótico em aproximadamente 10% dos Adolescentes, na primeira utilização da droga e a médio e longo prazo pode trazer a Síndrome Amotivacional, quadro de perda da Motivação, principalmente, para tarefas de realização um pouco mais exigentes, além de Dificuldades de Atenção, Memória e Concentração.

 

Finalmente, há - em um imenso número de casos - um imenso impacto da Maturidade Emocional dos Dependentes - o que é resultado do Impacto sobre a Existência e a Formação da Personalidade do Dependente de Cannabis, o que torna necessária a Psicoterapia. 

 

A Medicina Comportamental oferece Técnicas, Psicoterapia e Medicações para tratar a Dependência de Cannabis.

 

. Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH: São pacientes com dificuldades de atenção e (em certos casos) muito inquietos e impulsivos, mas pode haver apenas as Dificuldade de Atenção. Estas Dificuldades existem desde a Infância e em geral trazem várias Formas de Impacto Destrutivas para estes pacientes, tais como: Dificuldades no Rendimento Escolar, Rotulagens (por serem Inquietos / Impulsivos), Aderência a Drogas como a Cocaína e/ou Ecstazy (ou outras drogas, inclusive Álcool / Nicotina)  e Impactos Emocionais, na Estruturação da Personalidade destes pacientes. 

 

A Medicina Comportamental oferece Técnicas, Psicoterapia e Medicações para tratar a TDAH. 

  

 

 

 

 

 

    

bottom of page