top of page

O que é Ansiedade ?




O que é a Ansiedade?

Essa pergunta pode ser respondida de muitas maneiras. Do ponto de vista da Neurociência do Comportamento e das Terapias de Orientação Científica, que são aquelas que têm muitas publicações, nos últimos 15 a 30 anos, a resposta seria a seguinte:

. A Ansiedade é uma Emoção, que, normalmente, faz parte de nossas vidas, inclusive em momentos, altamente, positivos, como, por exemplo, os momentos de Alegria. Outras Emoções, normais de nossas vidas, seriam, por exemplo, a Tristeza, a Raiva, a Mágoa, a Culpa, o Medo, etc.

. A grande diferença da Emoção Ansiedade - quando comparada às demais Emoções - é que a Ansiedade “está sempre lá”, ou seja: se há Raiva ... haverá Ansiedade ... Se há Culpa ... haverá Ansiedade ... se há Tristeza haverá Ansiedade ... e assim por diante. Na verdade, as Emoções, quase sempre ocorrem em “Clusters” (cachos ...), ou seja: juntas! Raiva, Medo e Mágoa ... Culpa e Tristeza ... Medo e Culpa ... Medo e Raiva ... e a Ansiedade, sempre fará parte desses “Clusters”.

. Essa “onipresença emocional” da Ansiedade ocorre por conta de que, sua principal função é aquela de nossa alertar para possíveis riscos futuros, de qualquer natureza. Sendo assim, a Ansiedade é o elemento, emocional, fundamental para que nos mobilizemos – em nossas reflexões e/ou em nossos comportamentos - no sentido de gerarmos e testarmos hipóteses para “resolvermos” as situações, emocionalmente, difíceis.

. Essa resolução pode ser a revisão das nossas Crenças ou “Teorias Pessoais” - que nós elaboramos, o tempo todo sobre tudo - e/ou mudanças em nossos Comportamentos, que nos auxiliem a aumentar e/ou ajustar a nossa Capacidade de Controle de Controle, nessas situações, emocionalmente, difíceis.

. Um lembrete: não fazer nada ... também é um comportamento e as vezes ele é necessário, pelo menos por um tempo. Sendo assim, precisamos da Ansiedade, como uma EMOÇÃO MOBILIZADORA para que possamos aumentar nossas chances das situações, emocionalmente, difíceis em nossas vidas.

Mas ... qual a diferença da Ansiedade e do Medo?

Além disso, quando a Ansiedade pode de uma EMOÇÃO MOBILIZADORA (que nos mobiliza ... para a reflexão ... para a ação ...) passar a ser uma EMOÇÃO LIMITANTE E/OU PARALISADORA?

Leiam minha Próxima Postagem: A ANSIEDADE É UMA EMOÇÃO MOBILIZADORA OU PARALISADORA?

10 views

Comments


bottom of page